Buscar

NÃO ERRE MAIS: TIPOS DE CALÇAS


Você sabe a diferença de uma calça pantalona e uma flare ? Das atuais mom jeans e as já tradicionais boyfriends? E se visse um calça skinny e uma calça reta em uma loja, você saberia qual é qual ? Alguns modelos de calça costumam causar dúvidas, então vem saber como identificar cada uma para nunca mais errar. Amém?

Pantalona

Se tem coisa már linda é esse modelo que eu chamo carinhosamente de Brad Pitt das calças. Entenda: as pantalonas são muito versáteis e ficam bem com rasteirinha, salto, tênis, blusas soltas, blusas justas, casaco curto, casaco longo, em quem é alta, quem é baixa, magrela, gordinha, com quadril largo, sem bunda......voilà - Brad Pitt das calças. O que torna a pantalona......bom, uma pantalona é o fato dela ser totalmente ampla, de cima a baixo. O corte reto dela adiciona um ar mais sofisticado pro look, o que é ótimo para eventos ou trabalhos mais formais, por exemplo. Mas é facinho diminuir esse efeito "fancy" e criar algo mais hi-lo, depende do que você escolher para combinar com as suas Brad Pitts!



Flare

Uma releitura das famosas - boca de sino -, a modelagem dessa calça é ajustada ao corpo e, diferente das pantalonas, só "abre" a partir do joelho. Uma particularidade que poucas pessoas sabem é que ela é uma calça PARA SER USADA COM SALTO ALTO. Sim, eu sei =/. Também não gosto de regras e, na verdade, se você quiser usar a sua como você bem entender, ok. Seja feliz! Mas a modelagem da flare, cujo objetivo principal é alongar a silhueta, foi feita para que a barra fique rente ao chão e você só consegue esse efeito com o mínimo de inclinação dos pés. Bom, tirando isso....é um modelo muito versátil e favorece TODOS os tipos de corpos.



Skinny

Em português a palavra significa "magrelo". Por aí já dá pra ter uma ideia do que é essa calça: super justa e colada ao corpo - e vem descendo dessa maneira até a região da canela. O modelo se assemelha a uma legging e marca bastante as formas da perna. Não é muito indicada para quem se considera "acima do peso" ou tem muito quadril.



Reta

Diferente da skinny, a calça reta não acompanha os contornos da perna. Portanto, a modelagem fica um pouco mais folgada na altura da canela e do tornozelo, literalmente reta. Dependendo do tecido, ela pode ficar mais solta ou um pouco mais próxima ao corpo, mas nunca colada marcando as curvas. É uma opção super clássica - muito comum de se ver em escritórios e compondo looks com terninhos - porém vai muito bem também com tênis e camiseta, por exemplo. Assim como a flare, favorece todos os tipos de corpos. Bóra aproveitar!



Boyfriend

Foi febre há uns 10 anos mais ou menos e, como o próprio nome já diz, é inspirada na calça do "namorado", ou seja, um modelo masculino. Sendo assim, tanto a cintura quanto o cavalo são mais baixos e, de uma maneira geral, ela costuma ser mais folgadona, ter algum detalhe mais "destroyed" na lavagem ou rasgos mesmo. É o tipo de calça pra quem segura um look mais ousado, porque ela adiciona uma pegada mais despojada em qualquer look!



Mom

Eu amo que quando as coisas são "inspiradas em algo" o nome é sempre em inglês. Bóra ser mais autoral, Brasil. A gente tem vergonha de entra na loja e pedir uma "calça da mamãe tam 40, por favor"? Ah, sinceramente. Enfim....deixando minha revolta de lado, a mom jeans (bléh) é a releitura das calças dos anos 90 - sim, a calça que as nossas mães usavam. Diferente da boyfriend, a cintura é alta e mais ajustada, descendo reta.



Pantacourt

"Court" em francês significa "curto", portanto uma PANTA - COURT é uma pantalona que "encurtou". Faz sentido? Ela possui o mesmo corte que a pantalona (que agora você já sabe como é), porém sua barra é considerada midi, ou seja, termina em algum lugar entre abaixo do joelho e acima do calcanhar. A barra da pantacourt, então é sempre mais ampla porque ela foi "cortada" de uma pantalona.



Cropped/Curta

Existem muitos outros modelos de calça que acabam no meio da canela e não são consideradas pantacourts, justamente por não terem essa modelagem de pantalona encurtada. Uma calça reta de alfaiataria pode terminar no meio da canela, uma calça jogger, uma calça clochard....mas nenhuma delas é pantacourt, entendeu?! São apenas modelos de calças com o comprimento mais curto.





E aí? Agora não tem mais erro, né? Já sabia todas essas diferenças ou pelo menos alguma foi surpresa? Para mais assuntos como esse, siga o meu perfil no Instagram: @tanaultimamoda.


AH! Compartilha essa dica com quem você acha que vai adorar conhecer mais sobre os tipos de calças.


Beijo, fui!

Mi Cardoso